Cronograma para Planejamento do Quartinho do Bebê

 

Tão logo a mamãe descobre que esta grávida é hora de planejar o quartinho do bebê. Nove meses podem parecer muito tempo, mas passam logo e de repente você estará com o seu bebê no colo. Preparamos algumas dicas para te ajudar a planejar o quartinho do seu bebê. Para que a chegada do seu filho seja tranquila e com tudo pronto é recomendavel fazer um passo a passo do que será feito durante todo o período da gestação. Um cronograma definido será bem mais fácil organizar-se e diminuir o stress normal desta fase.

Para ajudar você nessa tarefa separamos algumas atividades a serem realizadas durante este período maravilhoso, referente à montagem do quarto em cada mês.

Mês 1 - Hora de Pesquisar e se inspirar

Em muitos casos a mamãe nem sabe se está grávida, mas se a gravidez foi planejada, pesquise, leia, sonhe e busque ideias para o quartinho e coloque tudo numa pastinha exclusiva em seu celular ou computador. Mergulhe fundo no mundo da decoração, dedique um bom tempo em pesquisas para nortear o projeto do quarto.

Pesquisar em sites específicos de decoração, maternidade e sobre o universo dos bebês. Prepare uma espécie de catálogo de imagens com ideias  E aproveite para tirar as medidas do cômodo; anotando tudo, elas serão úteis no futuro.

Mês 2 e 3 - Definindo os espaços da casa

Definido o espaço da casa que será o quartinho do bebê, deixe-o livre para o espaço dele. Se for necessário uma reforma mais elaborada no local a hora é agora. Defina se fará mudanças estruturais no ambiente como derrubar uma parede, colocar uma porta, colocar gesso. Fundamental se preparar Financeiramente para não ter surpresas. Se o seu orçamento comportar este custo, contrate um profissional que a auxiliará no projeto, como um decorador; defina os móveis que serão usados no quartinho.

Pesquise, descubra, faça orçamentos, converse com outras mães; busque o máximo de informações possíveis. Quando for definir o orçamento, lembre-se de todos os outros investimentos que você fará com a vinda do seu bebê ao mundo, como em roupas, fraldas, carrinho, hospital, etc.

Mês 4 e 5 - É hora de fazer o projeto virar realidade. 

Provavelmente você já saberá o sexo do bebê; é chegada a hora de definir o estilo da decoração do quartinho: moderna, romântica, Montessori... e poderá escolher as cores, os móveis e demais elementos de decoração. É a hora de imaginar e esboçar suas ideias para o espaço e idealizá-lo. 

Contratar profissionais, comprar preços e comprar os móveis. Não esquecer de verificar detalhes importantes como tamanho das peças e lembrar-se que os prazos para entrega dos móveis e enxovais, muitas vezes variam bastante e podem ser de 45 a 60 dias.

Os móveis escolhidos começam a chegar e a montagem pode começar a ser feita. Agora sim o quarto começa a tomar forma. Aproveite para observar se faltou algum móvel de apoio como aparadores, prateleiras e poltronas.

Mês 6 e 7 - Preparar a decoração e os itens finais da decoração

No sexto mês a barriguinha ainda não esta muito grande e você ainda terá pique para, se for o caso e com permissão médica, preparar algumas coisinha para a decoração, adesivar ou confeccionar algo especial para o bebê. 

No setimo mês o corpo começa a sentir o peso da gravidez, o quartinho começou a tomar forma e já estará praticamente pronto e você pode começar a montar o enxoval do bebê e dar os toques finais na decoração.É hora de finalizar com a instalação de cortinas, tapetes, lustres e os objetos de decoração.

Mês 8 e 9 - Aproveitar os últimos momentos da gravidez

Hora de aproveitar os últimos momentos da gravidez, descansar (afinal o barrigão pede um descanso) e curtir os detalhes. Fotografar a barriguinha, fazer o book de gestante e organizar as roupinhas, as lembrancinhas do nascimento, o kit de berço, saída de maternidade, roupas intimas da mamãe e deixar a malinha pronta para ir para maternidade

Com tudo pronto o último mês deverá ser de descanso! Aproveite a reta final da gestação e espere pelo grande dia do nascimento do seu bebê.

 

Fontes de pesquisa: Bebê Abril e Bebê Mamãe