PEPARAR O QUARTINHO - IMPORTÂNCIA DESTE MOMENTO PARA A FAMÍLIA

O Planejamento do quartinho para o bebê, na maioria das vezes, é prioridade da futura mamãe. O esforço em organizar o quarto do bebê é um sonho durante a gestação. Prepara-lo para a chegada do bebê pode ser um momento em que os papais e mamâes vivenciam uma situação harmoniosa e muito agradável - organizarem tudo para receberem o bebê, que esta chegando, se torna um lazer e uma experiência prazeirosa.
O quartinho vai começando a tomar forma e ele faz que a presença do bebê começe a ser real na vida da família; ou seja, o bebê começa a ocupar cada vez mais o seu espaço e vai se materializando de forma gradativa com a preparação do seu espaço.
É positvo que os preparativos do quarto e do enxoval do bebê seja compartilhado pelos pais - cada um no seu rítmo. Se a familia tiver mais filhos os mais velhos, estes devem ser envolvidos também para receberem a chegada do caçula.
A mamãe se sente forte, orgulhosa e poderosa ao idealizar um espaço tão especial e lindo para o seu pequeno e isto lhe dá a segurança para ser bem sucedida na hora te cuidadar, com responsabilidade exigida, do seu bebê. Ela, principalmente, coloca todos os seus sonhos para se materializarem no quartinho do bebê que esta esperando e idealiza, na maioria das vezes, como será o rostinho dele. É como uma soma: o quartinho mais lindo do mundo para o bebê mais lindo ainda.   
É bastante comum nesta fase de preparativos que as experiências do passado como algo que teve quando eles foram crianças, um objeto que amou ou que quis ter mas não teve voltem a tona para incorporarem e servirem de inspiração. A gestação traz consigo muitas incertezas e a preparação do quartinho vem a sensação de controle. Uma bonequinha de pano, um sapatinho que comprou sem estar grávida, um objeto que relembra o passado do papai, são objetos especiais que podem definir os rumos e estilo do quartinho do bebê. 
O quartinho do bebê remete a preparação do "ninho" - Arrumar e limpar tudo para a hora da chegada do bebê é como se a família instintivamente se prepara para a chegada do filhote; para que este ao chegar e encontre tudo lindamente preparado.
Há o nono mês de gravidez! Meu Deus como é longo. Se a mamãe por algum motivo se irritar muito é absolutamente normal - a grávida fica com todos os sentidos aguçados e pode perfeitamente mudar rapidamente o humor. A ansiedade toma conta da mamãe! Todas as sensações ficam mais acentuadas, a ansiedade de ver e conhecer o bebê é muito grande. Nesta fase, a família, principalmente a mamãe, deve procurar algo para fazer ou preparar para o tempo passar mais rápido e diminuir o estress normal desta fase. Entram aí os detalhes finais: enfeites da porta de maternidade e lembrancinhas. 
Não tão raro, existem aquelas familias que não têm esta preocupação com o quarto - o que é absolutamente normal. Nestes casos, as prioridades podem não ser as mesmas, talvez pela falta de dinheiro, falta de espaço ou não haver motivos que justifiquem um investimento maior nos preparativos.
Tudo deve ser feito de acordo com o rítmo de cada família. Se é importante, pepare; se você esta sem coragem para começar - começe devagar; se não é importante dê prioridade ao que é. Lembre-se sempre com o passar do tempo o seu bebê vai começar a crescer também dentro de sua casa, e não só na sua barriguinha.

Lembre-se sempre de se cuidar e cuidar da saúde de sua família e da sua comunidade. Siga as orientações e restrições ao convívio social pelo risco de Covid-19.